O Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU) tem por objetivo apoiar a aquisição de Equipamentos para Pesquisa que não podem, ordinariamente, ser adquiridos em Auxílios à Pesquisa Regulares ou Projetos Temáticos.
O Programa EMU pode apoiar também, quando necessário, os custos para suprimentos e serviços necessários à instalação e operacionalização do Equipamento Multiusuário solicitado.
Microscópio Eletrônico de Varredura
MEV
Fiel depositário: Prof. Titular Paulo José do Amaral Sobral
Local de instalação: Sala 26 do Departamento de Zootecnia
Plano de gestão de uso
Entende-se que um microscópio eletrônico de varredura é, por natureza, um equipamento multiusuário (EMU) e multidisciplinar, isto é, de potencial uso em pesquisas de qualquer área da ciência e tecnologia. Por isso, pretende-se que o EMU seja disponibilizado para uso geral da comunidade de pesquisadores do Estado de São Paulo.
Assim, de uma maneira geral, as regras para sua utilização são as seguintes:
1º – O microscópio eletrônico de varredura, doravante chamado de MEV, está disponível para uso de toda a comunidade técnico-científica do Estado de São Paulo.
a) Os interessados na utilização do MEV deverão fazer a reserva do equipamento junto ao técnico responsável pelo equipamento, Sr. Rodrigo Vinicius Lourenço, via e-mail: rodrigolourenco@usp.br .
b) A ordem de utilização do MEV seguirá a ordem cronológica das reservas efetuadas.
c) A utilização do MEV será feita com a participação do técnico responsável pelo equipamento.
2º – O MEV será divulgado na página web da FZEA, para conhecimento do público externo.
3º – Será constituído um Comitê Gestor, formado por três Coordenadores Associados do projeto EMU, cuja finalidade é zelar pelo bom uso do equipamento.
4º – Será constituído um Comitê de Usuários, independente do Comitê Gestor, cuja finalidade é avaliar, em reuniões semestrais, o uso do MEV.
– o Comitê de Usuários deverá manter um contato permanente com os gestores do equipamento, realimentando-os sob o funcionamento do equipamento como EMU, sob o ponto de vista dos usuários.
5º – O responsável direto pela manutenção do MEV, inclusive por eventuais reparos, será o fiel depositário do equipamento.
Composição do Comitê Gestor
Prof. Titular Paulo José do Amaral Sobral (coordenador)
ZEA-FZEA-USP
Profa. Associada Vânia Regina Nicoletti Telis
DETA-IBILCE-UNESP
Profa. Associada Rosiane Lopes da Cunha
DEA-FEA-UNICAMP
Composição do Comitê de Usuários
Profa. Associada Elisabete Maria Macedo Viegas
ZAZ-FZEA-USP
Profa. Associada Carmen Sílvia Fávaro Trindade
ZEA-FZEA-USP
Profa. Titular Miriam Dupas Hubinger
DEA-FEA-UNICAMP
Aprovado pela Congregação da FZEA
em reunião de 15/06/2016
Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência
HPLC
Fiel depositário: Profa. Dra. Carmen Sílvia Fávaro Trindade
Local de instalação: Laboratório de Produtos Funcionais (LAPROF/ZEA) do Dep. de Engenharia de Alimentos
Plano de gestão de uso
Considerando que o cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC) que está locado no Laboratório de Produtos Funcionais (LAPROF/ZEA) desta instituição e foi concedido no auxílio regular FAPESP (Processo 2010/06146-9) como equipamento multiusuário, está disponível para uso da comunidade técnico-científica, estabelecemos a seguintes regras para sua utilização:
1º – Descrição do EMU: cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE), da marca Shimadzu, Modelo Prominence, controlado via software LC Solution, constituído dos seguintes módulos: compartimento para fase móvel, degaseificador online, injetor automático, compartimento para coluna analítica com controle de temperatura, detector por arranjo de diodos, detector por índice de refração, detector por fluorescência e coletor de frações.
2º – O CLAE–EMU localiza-se no Laboratório de Produtos Funcionais (LAPROF), do Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA).
3º – A responsável pela instalação é a Profa. Dra. Carmen Sílvia Fávaro Trindade.
4º – O responsável técnico é o Ms. Marcelo Thomazini.
5º – O comitê gestor é constituído pelos professores Dra. Alessandra Lopes de Oliveira e Dr. Fernando Gustavo Tonin.
6º – Para treinamento dos usuários são oferecidos cursos semestrais ministrados pela Profa. Rosemary Ap. de Carvalho (parte teórica) e pelo Sr. Marcelo Thomazini (parte prática), que serão divulgados via web.
7º – Sendo este um equipamento multiusuário, estabelecemos as seguintes normas de uso, para usuários da FZEA:
a) O usuário deverá solicitar o agendamento do equipamento para o responsável técnico, via e-mail (mthomazini@usp.br);
b) O usuário deverá informar a substância de interesse e metodologia de análise, com apresentação de referência bibliográfica;
c) O usuário deverá providenciar o preparo das amostras, os solventes, os padrões e colunas necessárias para a análise, bem como o descarte dos resíduos gerados;
d) O usuário poderá acompanhar a análise, que será realizada sempre pelo responsável técnico, Sr. Marcelo Thomazini.
8º – Para usuários externos à FZEA, estabelecemos as seguintes normas de uso:
a) As regras de utilização do CLAE-EMU pelo público externo seguirão às descritas nos itens a, b, c e d do parágrafo 7º.
b) Poderá haver custos adicionais para o público externo, conforme decisão do Prof. Responsável devidamente aprovados pelo Conselho do Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA) e pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) da FZEA.
9º – Os recursos gerados conforme descrito no item b do parágrafo 8º, após o recolhimento das frações do Departamento e da Unidade constituirão um fundo para a manutenção do CLAE-EMU.
10º – O uso do CLAE-EMU será divulgado na página web da FZEA (em: Pesquisa > Programa EMU/FAPESP > Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência), para conhecimento do público.
11º – A composição da comissão de usuários independente do comitê gestor é constituída pelos Professores Edson Roberto da Silva e Christianne Elisabete da Costa Rodrigues. A esta comissão cabe deliberar sobre eventuais casos não contemplados nas normas para utilização do equipamento, bem como estabelecer, quando aplicável, critérios para priorização das solicitações de uso do equipamento.
Cromatógrafo Líquido Acoplado a Espectrômetro de Massas
LC-MS/MS
Fiel depositário: Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Local de instalação: Laboratório de Microbiologia e Micotoxicologia de Alimentos (LMMA)
Plano de gestão de uso
Considerando que o Sistema de Cromatografia Líquida acoplado a Espectrômetro de Massas (LC-MS/MS) que está locado no Laboratório de Microbiologia e Micotoxicologia de Alimentos (LMMA) desta instituição e foi concedido no auxílio à pesquisa – Projeto Temático FAPESP (Processo 2010/20895-4) como equipamento multiusuário, está disponível para uso da comunidade técnico-científica, estabelecemos a seguintes regras para sua utilização:
1. Descrição do Equipamento e do Local de Instalação
O Sistema de Cromatografia Líquida acoplado a Espectrômetro de Massas (LC-MS/MS), adquirido da empresa Waters Technologies do Brasil Ltda., é constituído por um conjunto de cromatografia líquida de alto desempenho (Ultra Performance Liquid Chromatography – UPLC), modelo Acquity UPLC I-Class e um espectrômetro de massas triplo quadrupolo, modelo Xevo TQ-S, além de acessórios necessários à operação do sistema, tais como gerador de nitrogênio (Peak, modelo NM32LA) e no-break (5.2 kVA, PowerVar). O equipamento foi concedido como item orçamentário de Projeto Temático FAPESP (Processo 2010/20895-4), coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira, o qual é também o fiel depositário do equipamento na Instituição Sede.
O equipamento encontra-se instalado no Laboratório de Microbiologia e Micotoxicologia de Alimentos (LMMA) do Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA) da FZEA/USP. O LMMA está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira e está localizado no Edifício “Dr. George E. Rottinghaus”, próximo ao Laticínio-Escola do Campus Fernando Costa da USP em Pirassununga.
2. Normas para Utilização do LC-MS/MS
2.1. A operação do LC-MS/MS será realizada exclusivamente pela Sra. Roice Eliana Rosim, Técnica Especializada do LMMA.
2.2. O LC-MS/MS está disponível para uso de toda a comunidade técnico-científica do Campus Fernando Costa da USP em Pirassununga. Os interessados na utilização do equipamento deverão fazer a solicitação através de e-mail à Sra. Roice Rosim (roice@usp.br).
2.2.1. A reserva para uso do LC-MS/MS será providenciada de acordo com a ordem cronológica das solicitações efetuadas.
2.2.2. Os interessados poderão acompanhar a operação do equipamento pela Técnica Especializada, desde que devidamente autorizados pelo Responsável do LMMA.
2.2.3. O interessado deverá providenciar a metodologia completa de análise, incluindo o preparo das amostras e padrões analíticos, bem como se responsabilizar pelos custos operacionais das análises, tais como solventes, vidrarias (incluindo vials, septos, filtros) e colunas cromatográficas necessárias para a análise.
2.3. O LC-MS/MS está disponível para uso da comunidade técnico-científica externa ao Campus Fernando Costa. Os interessados na utilização do equipamento deverão fazer a solicitação através de e-mail à Sra. Roice Rosim (roice@usp.br).
2.3.1. As normas para utilização do LC-MS/MS pelo público externo seguirão aquelas descritas nos itens 2.2.1, 2.2.2 e 2.2.3.
2.3.2. Poderá haver custos adicionais para o público externo, conforme decisão do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da FZEA/USP.
2.4. Os recursos gerados conforme descrito no item 2.3.2 constituirão um fundo para a manutenção do LC-MS/MS.
2.5. O responsável direto pela manutenção do LC-MS/MS, inclusive por eventuais reparos, é o fiel depositário do equipamento.
3. Composição da Comissão de Usuários do LC-MS/MS
A Comissão de Usuários do LC-MS/MS é constituída pelos Pesquisadores Principais do Projeto Temático FAPESP que concedeu o equipamento, a saber: Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira (FZEA/USP) e Profa. Leandra Naira Zambelli Ramalho (FMRP/USP). A esta comissão cabe deliberar sobre eventuais casos não contemplados nas normas para utilização do LC-MS/MS (item 2), bem como estabelecer, quando aplicável, critérios para priorização das solicitações de uso do equipamento.
Aprovado “ad referendum” pela Congregação da FZEA
em 19/09/2011
Microscópio de Força Atômica
NT-MDT, Rússia
Fiel depositário: Prof. Titular Paulo José do Amaral Sobral
Local de instalação: Sala 26 do Departamento de Zootecnia
Plano de gestão de uso
Entende-se que um microscópio de força atômica é, por natureza, um equipamento multiusuário e multidisciplinar, isto é, de potencial uso em pesquisas de qualquer área da ciência e tecnologia. Por isso, pretende-se que o EMU seja disponibilizado para uso geral da comunidade de pesquisadores do Estado de São Paulo.
Assim, de uma maneira geral, as regras para sua utilização são as seguintes:
1º – O microscópio de força atômica, doravante chamado de MFA, está disponível para uso de toda a comunidade técnico-científica do Estado de São Paulo.
a) Os interessados na utilização do MFA deverão fazer a reserva do equipamento junto ao técnico responsável pelo equipamento, Sr. Rodrigo Vinicius Lourenço, via e-mail: rodrigolourenco@usp.br .
b) A ordem de utilização do MFA seguirá a ordem cronológica das reservas efetuadas.
c) A utilização do MFA será feita com a participação do técnico responsável pelo equipamento.
2º – O MFA será divulgado na página web da FZEA, para conhecimento do público externo.
3º – Será constituído um Comitê Gestor, formado por três Coordenadores Associados do projeto “Implantação de complexo multiusuário de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da FZEA/USP”, cuja finalidade é zelar pelo bom uso do equipamento.
4º – Será constituído um Comitê de Usuários, independente do Comitê Gestor, cuja finalidade é avaliar, em reuniões semestrais, o uso do MFA.
– o Comitê de Usuários deverá manter um contato permanente com os gestores do equipamento, realimentando-os sob o funcionamento do equipamento como EMU, sob o ponto de vista dos usuários.
5º – O responsável direto pela manutenção do MEV, inclusive por eventuais reparos, será o fiel depositário do equipamento.
Composição do Comitê Gestor
Prof. Titular Paulo José do Amaral Sobral (coordenador)
ZEA-FZEA-USP
Profa. Associada Christianne Elisabete da Costa Rodrigues
ZEA-FZEA-USP
Profa. Associada Rosemary Aparecida de Carvalho
ZEA-FZEA-USP
Composição do Comitê de Usuários
Profa. Titular Carmen Cecilia Tadini
EPUSP
Profa. Associada Eliria Maria de Jesus Agnolon Pallone
ZEB-FZEA-USP
Profa. Doutora Izabel Cristina Freitas Moraes
ZEA-FZEA-USP
Aprovado pela Congregação da FZEA
em reunião de 15/06/2016
Citômetro de Fluxo
BD FACSAria
Fiel depositário: Prof. Dr. Flávio Vieira Meirelles
Local de instalação: Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD)
Plano de gestão de uso
Considerando que o citômetro de fluxo BD FACSAria está locado no Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD) desta instituição e foi concedido no auxílio regular FAPESP (Processo 2004 04/09028-6 – PROEM) como equipamento multiusuário, está disponível para uso da comunidade técnico-científica, estabelecemos a seguintes regras para sua utilização:
1º – O citômetro de fluxo FACSAria está disponível para uso de toda a comunidade técnico-científica do Campus Fernando Costa da USP em Pirassununga e outros colaboradores.
a) Os interessados na utilização do citômetro de fluxo deverão comunicar o professor responsável pelo equipamento, Prof. Dr. Flávio Vieira Meirelles via e-mail: meirellf@usp.br ou telefone (19) 3565-6830.
b) O equipamento será utilizado de acordo com a ordem cronológica das reservas efetuadas.
c) A operação do equipamento será realizada apenas por pessoal treinado e indicado pelo Prof. Dr. Flávio Vieira Meirelles, acompanhado pelo interessado, ou seu aluno ou técnico.
d) O interessado deverá providenciar a metodologia completa de análise, bem como o preparo das amostras, os tampões e outras soluções necessárias para a análise.
2º – O citômetro de fluxo FACSAria está disponível para uso da comunidade técnico-científica externa ao Campus Fernando Costa.
a) As regras de utilização do citômetro de fluxo FACSAria pelo público externo seguirão às descritas nos itens a, b, c e d do parágrafo 1º.
b) Poderá haver custos adicionais para o público externo.
3º – Os recursos gerados conforme descrito no item b do parágrafo 2º, constituirão um fundo para a manutenção do citômetro de fluxo FACSAria.
4º – O uso do citômetro de fluxo FACSAria será divulgado na página web da FZEA, para conhecimento do público externo.
5º – O responsável direto pela manutenção do citômetro de fluxo FACSAria será o fiel depositário do equipamento. Eventuais reparos poderão ser delegados pelo fiel depositário a professores colaboradores após concordância de ambas as partes.
Microscópio de Partículas
Nanosight LM10
Fiel depositário: Prof. Dr. Juliano Coelho da Silveira
Local de instalação: Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD)
Plano de gestão de uso
1º – O equipamento será mantido nas dependências do Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD/USP) vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária da FZEA/USP;
2º – O responsável será o Dr. Juliano Coelho da Silveira, Jovem Pesquisador vinculado ao LMMD-USP;
3º – O LMMD-USP conta com estrutura adequada para manutenção do equipamento;
4º – Um técnico(a) do Departamento de Medicina Veterinária da FZEA/USP será treinado para utilização e manutenção do equipamento;
5º – Serão realizadas avaliações periódicas no equipamento e manutenção preventiva se necessária, conforme indicadas pelo fabricante (Malvern, UK);
6º – Toda e qualquer manutenção necessária no equipamento será realizada com recursos oriundos do serviço instituído baseado na utilização do equipamento;
7º – Apenas serão utilizados reagentes e procedimentos que sejam indicados pelo fabricante (Malvern, UK), para melhor conservação do equipamento;
8º – As informações referentes ao uso do equipamento se encontram no site https://www.fzea.usp.br/
9º – O agendamento da utilização do equipamento deverá ser realizado por e-mail (julianodasilveira@usp.br);
10º – A ordem de uso do equipamento será cronológica, salvo casos de demanda justificada.
Compartilhamento do uso do equipamento
1º – O equipamento terá seu uso compartilhado baseando-se no oferecimento de sua utilização como serviço de terceiros para custear sua própria manutenção;
2º – Serão dispostos como serviços de terceiros várias opções para utilização do equipamento, sempre sob a tutela do técnico responsável e avaliados previamente pelo coordenador do projeto;
3º – Estes serviços serão cobrados baseados na quantidade de horas utilizadas pelo equipamento. Os preços serão de R$100 (cem reais) para a primeira hora e de R$70 (setenta reais) para cada hora subsequente. Experimentos que sejam apoiados por auxílios da FAPESP ou outro órgão de fomento de pesquisa poderão usufruir de desconto de 20%;
4º – Existe ainda a possibilidade de uso compartilhado baseando-se em colaborações científicas instituídas entre o coordenador e outros pesquisadores interessados na utilização do equipamento. Sempre será discutido previamente como será o fornecimento dos reagentes e vinculação em trabalhos científicos apresentados ou publicados.
Comitê de usuários
O Comitê de usuários (solicitado pela FAPESP por diligência em 19/02/2015) será formado pelos seguintes professores da instituição:
Juliano Coelho da Silveira (coordenador do projeto);
Felipe Perecin;
Flávio Vieira Meirelles;
Paulo José do Amaral Sobral (diretor da FZEA).
Este comitê será responsável por emitir pareceres sobre a operação multiusuária em todos os relatórios científicos.
Aprovado “ad referendum” pela Congregação da FZEA
em 19/10/2015
Autoclave Horizontal
Fhaizer Autoclave
Fiel depositário: Prof. Titular Holmer Savastano Junior
Local de instalação: Infibra SA – Leme/SP (parceira paulista do projeto PITE-FAPESP 2013/50897-7 vinculado ao auxílio EMU-FAPESP 2016/50422-7)
Plano de gestão de uso
O Plano de Gestão do equipamento multiusuário Autoclave tem como objetivo normatizar e garantir as condições necessárias para o adequado funcionamento e manutenção do equipamento, assim como estabelecer as condições de uso pela comunidade científica, interna e externa à instituição sede do equipamento.
1. Das Especificações e Limites Operacionais
O equipamento multiusuário Autoclave deve ser operado dentro dos limites dimensionais e operacionais fornecidos pelo fabricante, descritos abaixo:
Tamanho útil: 1,6 m (diâmetro) x 3,5 m (comprimento);
Faixas operacionais:
Pressão: -0,8 a 12 kgf/cm2;
Temperatura: até 210 ºC;
Umidade relativa: 50 a 100%;
Concentração de CO2: até saturação;
Capacidade máxima de processamento por ciclo: 2.200 kg.
2. Das Normas de Uso, Agendamento e Compartilhamento
2.1. Os interessados no uso do equipamento deverão cadastrar-se junto ao Laboratório de Construções e Ambiência (CONSTRAMBI) da FZEA/USP, por meio de formulário específico, no qual constarão: resumo do projeto de pesquisa, finalidade de uso e condições de operação desejadas. O formulário de cadastro será disponibilizado na página web do Laboratório de Construções e Ambiência;
2.2. As solicitações de uso serão analisadas pela Comissão de Gestão, formada por 2 docentes e 1 funcionário do Laboratório de Construções e Ambiência: Prof. Dr. Holmer Savastano Junior, Prof. Dr. Juliano Fiorelli e Msc. Mariana Pavesi. A Comissão poderá negar a solicitação, se houver entendimento que o uso proposto poderá causar danos ao equipamento e/ou não atender a finalidade de uso descrita no item 2;
2.3. O agendamento de uso deverá ser realizado com antecedência mínima de 15 dias úteis, em relação à data pretendida de uso;
2.4. A disponibilidade de data/horário deverá ser consultada na agenda online disponibilizada na página web do Laboratório de Construções e Ambiência;
2.5. Dúvidas quanto ao agendamento poderão ser consultadas aos funcionários do Laboratório de Construções e Ambiência da FZEA/USP, pelos telefones (19) 3565-4269 e 3565-4176 ou pelo e-mail mariana.pavesi@usp.br;
2.6. Caso o usuário não possa cumprir o período reservado, a reserva deverá ser cancelada em tempo hábil, pelo menos 24 h antes da data da reserva. Abusos de agendamento e mau uso serão analisados pela Comissão de Gestão para as providências cabíveis;
2.7. A necessidade de uso por períodos prolongados e demais casos específicos serão avaliados individualmente pela Comissão de Gestão do Laboratório de Construções e Ambiência mediante solicitações;
2.8. O equipamento será operado pelos funcionários do Laboratório de Construções e Ambiência (CONSTRAMBI) da FZEA USP ou por docente/pesquisador que tenha passado por devido treinamento e esteja apto a operá-lo, situação na qual o usuário será inteiramente responsável pela utilização do equipamento;
2.9. Em razão do alto custo operacional e de manutenção do equipamento, a Comissão de Gestão definirá, a partir do início de sua instalação/operação, com a devida anuência do Departamento de Engenharia de Biossistemas e da Direção da FZEA/USP, uma tarifa de custeio por hora de utilização;
2.10. Os arquivos gerados e devidamente identificados são de responsabilidade do usuário. Cada usuário terá um diretório no disco rígido do computador dedicado para arquivamento temporário e deverá providenciar o backup dos arquivos, seja por CD, DVD ou pen drive. O prazo para backup é de 30 dias. Após esse período, os arquivos poderão ser deletados sem aviso prévio;
2.11. Trabalhos científicos, principalmente no caso de estudos realizados em parceria, quando se referirem ao equipamento multiusuário, deverão citar o financiamento da FAPESP. Será solicitado ainda o envio de cópia na íntegra de trabalho publicado em revista ou anais de congresso. No caso de teses e dissertações, cópia da capa interna e agradecimentos;
2.12. A prioridade para utilização será do projeto PITE (processo 2013/20897-7), cuja demanda justificou e originou o auxílio EMU, responsável pela aquisição do equipamento;
2.13. Durante o período de permanência do equipamento na empresa paulista Infibra S.A., parceira no projeto PITE vinculado ao auxílio EMU, o agendamento de uso será feito pelo Laboratório de Construções e Ambiência (CONSTRAMBI) da FZEA USP. O referido laboratório será responsável por organizar com a empresa a agenda de uso, de modo a garantir o acesso ao equipamento sem interferência na atividade industrial da empresa;
2.13.1. A empresa Infibra S.A. facilitará o acesso dos interessados na utilização do EMU no período de sua permanência na sua planta industrial.
2.13.2. A empresa Infibra S.A. analisará, caso a caso, a utilização pretendida na sua planta industrial, podendo, com a devida justificativa, definir as condições necessárias para tal.
2.14. Demais casos, não previstos neste Plano de Gestão, serão objeto de deliberação pela Comissão de Gestão;
2.15. O compartilhamento de uso do equipamento será avaliado regularmente por um Comitê de Usuários formado pelos seguintes membros: Profa. Dra. Eliria Maria de Jesus Agnolon Pallone (FZEA/USP), Prof. Dr. João Adriano Rossignolo (FZEA/USP) e Prof. Dr. Francisco Antonio Rocco Lahr (EESC/USP).
Aprovado pela Congregação da FZEA
em reunião de 14/12/2015
Analisador de Redes
Keysight E5061B
Fiel depositário: Prof. Titular Paulo José do Amaral Sobral
Local de instalação: Sala Anexa do Laboratório de Tecnologia de Alimentos
Plano de gestão de uso
Entende-se que um Analisador de Redes é, por natureza, um equipamento multiusuário e multidisciplinar, isto é, de potencial uso em pesquisas de qualquer área da ciência e tecnologia. Por isso, pretende-se que o EMU seja disponibilizado para uso geral da comunidade de pesquisadores do Estado de São Paulo.
Assim, de uma maneira geral, as regras para sua utilização são as seguintes:
1º – O Analisador de Redes, doravante chamado de AR, estará disponível para uso de toda a comunidade técnico-científica do Estado de São Paulo.
a) Os interessados na utilização do AR deverão fazer a reserva do equipamento junto ao técnico responsável pelo equipamento, Sr. Rodrigo Vinicius Lourenço, via e-mail: rodrigolourenco@usp.br.
b) A ordem de utilização do AR seguirá a ordem cronológica das reservas efetuadas.
c) A utilização do AR será feita com a participação do técnico responsável pelo equipamento.
2º – O AR será divulgado na página web da FZEA, para conhecimento do público externo.
3º – Será constituído um Comitê Gestor, formado por três Pesquisadores do CEPID-FoRC, cuja finalidade é zelar pelo bom uso do equipamento.
4º – Será constituído um Comitê de Usuários, independente do Comitê Gestor, cuja finalidade é avaliar, em reuniões semestrais, o uso do AR.
– o Comitê de Usuários deverá manter um contato permanente com os gestores do equipamento, realimentando-os sob o funcionamento do equipamento como EMU, sob o ponto de vista dos usuários.
5º – O responsável direto pela manutenção do AR, inclusive por eventuais reparos, será o fiel depositário do equipamento.
Composição do Comitê Gestor
Prof. Titular Paulo José do Amaral Sobral (coordenador)
ZEA-FZEA-USP
Profa. Titular Bernadette D G M Franco
FCF-USP
Profa. Titular Carmen Cecilia Tadini
EPUSP
Composição do Comitê de Usuários
Profa. Associada Rosemary Aparecida de Carvalho
ZEA-FZEA-USP
Prof. Associado Walter Velloso
ZEB-FZEA-USP
Profa. Doutora Izabel Cristina Freitas Moraes
ZEA-FZEA-USP
Aprovado pela Congregação da FZEA
em reunião de 16/08/2017
Citômetro de Fluxo
Fiel depositário: Prof. Dr. Juliano Coelho da Silveira
Local de instalação: Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD)
Microscópio Biológico Invertido
Fiel depositário: Prof. Dr. Juliano Coelho da Silveira
Local de instalação: Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD)
Sistema de Extração em Fase Sólida
Fiel depositário: Prof. Titular Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Local de instalação: Laboratório de Microbiologia e Micotoxicologia de Alimentos (LMMA)
Agendamento do uso deste equipamento: Enviar email para o endereço roice@usp.br
Microscópio Mica WideFocal Live Cell
Fiel depositário: Prof. Dr. Lawrence Charles Smith
Local de instalação: Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD)
Servidor e Acessórios para Análise de Bioinformática
Fiel depositário: Prof. Dr. Lawrence Charles Smith
Local de instalação: Laboratório Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB)
Central Analítica Multiusuário
CAM FZEA/USP
HPLC-DAD
UPLC-Q-TOF
Fiel depositário: Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Local de instalação: Central Analítica Multiusuário da FZEA/USP (CAM)
Plano de gestão de uso
A CAM/FZEA está organizacionalmente vinculada à Diretoria da FZEA/USP (sendo, portanto, supra departamental), já que tem por finalidade prestar serviços de apoio à pesquisa a todos os usuários da Unidade e também de outras Unidades instaladas no Campus da USP em Pirassununga, com vistas à otimização do uso racional de equipamentos multiusuários nela instalados, integração das diversas áreas de pesquisas desenvolvidas na FZEA/USP, e ampliação da oferta de serviços laboratoriais a todos os docentes, alunos e pesquisadores que exercem suas atividades na Unidade.
No presente momento (nov/23), a CAM/FZEA encontra-se em fase de expansão de sua área física, graças a apoio financeiro obtido junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/USP). Encontra-se também em andamento, graças ao apoio da PRPI/USP, um processo de contratação de Químico(a) Analítico(a) com sólida formação em técnicas de análises cromatográficas (detectores ópticos, eletroquímicos e de espectrometria de massas) e espectroscópicas (molecular e atômica), atuando também no desenvolvimento, implantação e validação de metodologias analíticas que envolvam técnicas por espectrometria de massas.
Além do HPLC-DAD, a CAM/FZEA deverá contar também com um sistema de Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência Acoplado a Analisador de Massas do Tipo Quadrupolo-Tempo de Voo (UPLC-Q-TOF), em análise pela FAPESP. Este equipamento reúne a alta capacidade de separação da cromatografia líquida de ultra eficiência com a sensibilidade e alta capacidade de resolução dos analisadores de massas do tipo Q-TOF, permitindo a detecção e identificação acurada de um grande número de moléculas dentro de uma mesma corrida cromatográfica. Tais características fazem com que este tipo de equipamento seja especialmente importante em pesquisas que envolvem o estado da arte em “ciências ômicas untargeted”.
As informações sobre o funcionamento da CAM/FZEA, incluindo horários de funcionamento e procedimentos para acesso de usuários aos equipamentos e gestão financeira, encontram-se disponíveis no: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/203
Ultrassonógrafo de Tempo Real
Fiel depositário: Prof. Dr. Saulo da Luz e Silva
Local de instalação: Laboratório de Avaliação Animal e Qualidade de Carne (LAAQC / MultiZAZ)
Centrífuga Refrigerada de Alta Velocidade
Fiel depositário: Prof. Dr. Saulo da Luz e Silva
Local de instalação: Laboratório de Avaliação Animal e Qualidade de Carne (LAAQC / MultiZAZ)
Cromatógrafo Gasoso com Detector de Captura de Elétrons
Fiel depositário: Prof. Dr. Ives Cláudio da Silva Bueno
Local de instalação: Laboratório de Fermentabilidade Ruminal (LFR / MultiZAZ)
Analisador Multielementar CNHS
Fiel depositário: Profa. Dra. Fernanda de Fátima da Silva Devechio
Local de instalação: Laboratório de Ciências Agrárias e Solos (LCAS / MultiZAZ)